Em fevereiro de 2021, educadores e gestores Brasil  afora criam planos de ação para incentivo à educação em todo o país. A equipe da professora Roseli de Deus Lopes, doutora em engenharia elétrica e livre docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo une esforços com a Embaixada Americana e organiza, pela quarta vez consecutiva, o projeto STEAM TECH CAMP BRASIL, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O STEAM TECH CAMP 2021 tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil. Muito já foi feito ao longo destes quatro anos e a rede de educadores que vem se formando somente acrescenta valor e nos ajuda a criar comunidade de práticas compartilhadas, repertório pedagógico e apoio emocional. 

A equipe do Thomas Maker, mais uma vez honrada com o convite, conduziu quatro  oficinas  de Microbit. Tentamos compartilhar nossa paixão pela plaquinha e  como a ferramenta tem o chão baixo – fácil de mexer, responsivo, satisfação do êxito seguido da frustração. Sem esquecer de demonstrar como o Microbit pode ser explorado de várias maneiras (paredes largas) e pode ser usado na concepção de projetos mais complexos (teto alto).

Na oficina, exploramos a página do Microbit (que pode se traduzida para o português), mostramos onde achar projetos por nível de dificuldade e como trabalhar com alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável da UNESCO .

Você gostaria de e começar a explorar possibilidades para a  sala de aula? Acesse uma super curadoria Thomas Maker AQUI.

Para ver o sorriso de educadores fenomenais – os participantes do STEAM TECH CAMP 2021 e ver a empolgação de quem criou uma mini-animação e a colocou na placa em 45 minutos, checa o nosso Padlet colaborativo AQUI.