A Casa Thomas Jefferson

A Casa Thomas Jefferson (CTJ) é uma instituição sem fins lucrativos com mais de 55 anos de história no mercado de ensino de inglês. É também um Centro Binacional e um American Space reconhecido pela Embaixada dos Estados Unidos, que conta com mais de 15.000 alunos distribuídos em suas seis unidades, mais de 12 escolas parceiras e mais de 20 postos avançados nas cidades de Brasília, Uberlândia e Goiânia. A instituição tem como missão conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares de aprendizagem, criando oportunidades para a evolução pessoal, social e profissional de seus alunos, colaboradores e comunidade. O propósito da CTJ vai muito além do ensino da língua inglesa. Experiências multidisciplinares, culturais e de inclusão fazem parte de nossa essência e missão. Temos orgulho em desenvolver programas e projetos que trazem benefícios à comunidade.

20170515_114457

O CTJ Makerspace

O movimento maker (​maker movement​) marca a era do aprendizado colaborativo, do estímulo à criatividade e à experimentação, e resgata o conceito do “aprender fazendo”, promovendo a aquisição de habilidades essenciais para que nossos jovens tenham sucesso no século 21. Em parceria com o Departamento de Estado dos EUA e com a rede de museus Smithsonian Institution, a CTJ iniciou esse movimento em 2014 ao pilotar o projeto Achieving 21st Century Skills. Desde então, a instituição vem se capacitando e construindo conhecimento sobre melhores práticas do movimento e como aplicá-las em diferentes contextos e espaços de aprendizagem. Tudo começou com a criação do CTJ Makerspace na Asa Norte – um ambiente de aprendizado vibrante, inclusivo, aberto à comunidade e que oferece diversos eventos e atividades, concebido para estimular a colaboração, pensamento sistêmico, inovação e empreendedorismo.

No CTJ Makerspace, os alunos e a comunidade criam, experimentam e aprendem na prática por meio de projetos, cursos e workshops organizados pela equipe do CTJ Makerspace e parceiros. Buscamos a colaboração com pessoas e instituições na co-construção do conhecimento e compartilhamento do aprendizado para criarmos uma cultura ampla e inclusiva de fazedores: crianças, adolescente e adultos que se entusiasmem pelas ciências e artes, aprendendo a pensar criativamente e prototipar ideias.

Atualmente, várias atividades maker – muitas com foco em inclusão social e sem custo para a rede pública de ensino e comunidade carente – já acontecem no Makerspace. Os programas sociais do CTJ Makerspace dão as alunos e professores da rede pública acesso a oportunidades de criar soluções com propósito usando ferramentas analógicas e digitais e promovem a integração da comunidade ao redor de objetivos únicos: prototipar soluções para problemas reais, desenvolver a competência criativa, aumentar o conhecimento na área STEAM e ganhar confiança no uso de tecnologias e metodologias contemporâneas.

Principais projetos sociais do CTJ Makerspace

● Implementação do CTJ Makerspace – primeiro makerspace educacional sem fins lucrativos dentro de um espaço Americano no Brasil
Projeto Achieving 21st Century Skills​ – ressignificação de ambientes de aprendizado nos American Spaces Brasileiros
Parceria com o Smithsonian Institute na implementação do American Spaces Program
Projetos com a rede pública de ensino
Programas sociais
STEM Tech Camp Brasil – 2019
Makeathons de Technologia Assistiva​ (2016 | 2017 | 2019):

○ Prototyping for Disability Rights – TV Globo – DFTV 1a Edição
○ Prototyping for Disability Rights – G1 DF

Maker Day Brasil 2018