O movimento maker (​maker movement​) marca a era do aprendizado colaborativo, do estímulo à criatividade e à experimentação, e resgata o conceito do “aprender fazendo”, promovendo a aquisição de habilidades essenciais para que nossos jovens tenham sucesso no século 21.

Em parceria com o Departamento de Estado dos EUA e com a rede de museus Smithsonian Institution, a CTJ iniciou esse movimento em 2014 ao pilotar o projeto Achieving 21st Century Skills. Desde então, a instituição vem se capacitando e construindo conhecimento sobre melhores práticas do movimento e como aplicá-las em diferentes contextos e espaços de aprendizagem. Tudo começou com a criação do CTJ Makerspace na Asa Norte em 2016 – um ambiente de aprendizado vibrante, inclusivo, aberto à comunidade e que oferece diversos eventos e atividades, concebido para estimular a colaboração, pensamento sistêmico, inovação e empreendedorismo. No CTJ Makerspace, os alunos e a comunidade criam, experimentam e aprendem na prática por meio de projetos, cursos e workshops organizados pela equipe do CTJ Makerspace e parceiros. Buscamos a colaboração com pessoas e instituições na co-construção do conhecimento e compartilhamento do aprendizado para criarmos uma cultura ampla e inclusiva de fazedores: crianças, adolescente e adultos que se entusiasmem pelas ciências e artes, aprendendo a pensar criativamente e prototipar ideias.

Atualmente, várias atividades maker – muitas com foco em inclusão social e sem custo para a rede pública e comunidade carente – já acontecem no Makerspace.