O Baralho da Inteligência Maker é a nossa tecnologia de criação de aulas e atividade. Elaboramos este recurso para nos ajudar  a construir uma aula maker juntando conceitos importantes do Framework instrucional do Project Zero de Harvard e nossa bagagem como educadores curiosos que bebem de diversas fontes, se inspiram e testam novas possibilidades. São cinco etapas básicas: Ativação, Olhar de Perto, Explorar a Complexidade, Achar Oportunidades e finalmente Registro e Compartilhamento.

Confira as cartas que desenvolvemos para cada etapa. Leia, brinque e análise onde cada carta se encaixa em seu contexto atual e como elas podem te ajudar no futuro! Seja um maker e crie algo de valor para voce mesmo, seus alunos e sua comunidade.

Ativação

A etapa de ativação é onde devemos encantar nossos alunos. além de motivá-los e dar propósito para nossa atividade. Não precisa levar muito tempo, mas deve ter aquele efeito “uau”!

Olhar de perto

Vamos olhar de perto um sistema, objeto, pessoa etc para tirar nossas próprias conclusões, nos familiarizarmos e criarmos este contato inicial.

Explorar a complexidade

Após se tornar familiar ao olhar de perto, podemos começar a explorar as possibilidades a partir da nossa experimentação e imaginação.

Encontrar oportunidades

Hora da ação! Vamos, a partir das possibilidades exploradas, encontrar formas de modificar, iterar, criar e transformar!

Registro e compartilhamento

Vamos tornar o aprendizado visível? Todo tipo de atividade possui uma audiência e formas de multiplicar o conteúdo produzido!

O Baralho da Inteligência Maker é de autoria do Thomas Maker e está protegido pela licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.