Screen Shot 2015-05-26 at 1.57.56 PM

Barack Obama e Bill Gates alertam: “aprendam a programar”! Google, Apple, Microsoft e Amazon apoiam a campanha Hour of Code que motiva alunos de todas as idades dos Estados Unidos a começar a programar.  A iniciativa, liderada pela organização sem fins lucrativos Code.org, estimula professores ou mesmo os próprios estudantes a usarem tutoriais de apenas uma hora para se iniciarem na programação. O slogan diz: “qualquer um pode programar”.


Aprender a programar não é só importante para o seu futuro, é importante para o futuro do país. É por isso que estou pedindo que você se envolva. Não apenas jogue um novo videogame. Faça um. Não apenas baixe o aplicativo mais novo. Ajude a criar um. Não apenas jogue no seu celular. Programe o jogo Barack Obama.

O aprendizado da programação tem efeitos multidisciplinares e melhora a capacidade de resolver problemas e lidar com desafios. Essas habilidades são importantes para a vida como um todo.

Mitch Resnick, criador do Scratch, um projeto do Media Lab, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), ensina alunos a partir dos 5 anos a dar os primeiros passos em programação. Compara-se a importância de aprender a programar com a de aprender a ler. Durante o TEDx Beacon Street no ano passado, Mitch falou que, ao aprender a ler, pode-se então ler para aprender e, ao aprender a escrever códigos, pode-se escrever códigos para aprender. Em um artigo publicado no EdSurge, completou: “Vejo a codificação (programação de computadores) como uma extensão da escrita. A capacidade de codificar permite “escrever” novos tipos de coisas como histórias interativas, jogos, animações e simulações”. Pessoas passam de consumidoras de conteúdo digital para produtoras e desenvolvem varias competências digitais e cognitivas no processo.

Nos Estados Unidos, escolas públicas atendem ao pedido do presidente e incentivam o acesso a programação. No Brasil, já se fala da  necessidade de disseminar a cultura da programação e existem muitas iniciativas. Para começar, não se precisa de muito. Alguns sites e apps, uma comunidade de pessoas que queiram aprender juntas dentro ou fora do ambiente escolar e determinação são os ingredientes necessários para codificar. Caso precise de ideias e materiais para programar com amigos e filhos, ou mesmo começar aulas na sua escola, visite o nosso site. http://englishhub.pbworks.com/w/page/94438010/Getting%20Started_Coding

 

 

Leave a Reply