9efd0863-e3ff-4a31-8e01-42575cbab58a

Com o intuito de compartilhar as práticas de sucesso e as metodologias adotadas e desenvolvidas em seus 7 anos de atuação, dando protagonismo por meio do fazer a seus alunos e professores, o Thomas Maker criou a Certificação de Educador Maker – CEM.

MAS O QUE É A CERTIFICAÇÃO PARA EDUCADOR MAKER?

A CEM é uma formação para EDUCADORES maker (nível 1), e não de uma formação maker. Apesar do movimento do fazer (maker movement) ter nascido sim do do-it-yourself (DIY) craft, sua abordagem vem sendo adotada cada vez mais em ambientes de aprendizagem diversos, inclusive nas escolas. É nesse contexto que entra a aprendizagem centrada no fazer (maker-centered learning – MCL), e a abordagem que o Thomas Maker explorará durante a CEM. O MCL é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem por meio da qual, por exemplo, as competências gerais propostas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser amplamente desenvolvidas e potencializadas por meio da investigação e do fazer protagonista. Aliás, se você der uma olhada na lista dessas competências verá que estão estreitamente alinhadas com o movimento do fazer. Leia aqui a visão do Thomas Maker sobre as 10 Competências Gerais da BNCC.

O Project Zero, da Escola de Graduação em Educação de Harvard, mostra em seu estudo inclusive que a aprendizagem centrada no fazer tem mais a ver com a capacidade de pensar como um maker do que com habilidades específicas de um maker (saber sobre circuitos ou Arduino, por exemplo). Em seu livro “Maker-Centered Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds“, eles detalham esse estudo e mostram que se um professor souber conduzir seus alunos para alcançar essas capacidades (olhar atentamente os objetos/sistemas, explorar sua complexidade e identificar oportunidades de criação e inovação) eles alcançarão o empoderamento maker. Esse empoderamento, se bem desenvolvido, os levarão a adquirir qualquer habilidade maker que eles queiram ou precisem para seus projetos, alcançando aí o papel de protagonistas em seu aprendizado.

Nesse sentido, a Certificação Educador Maker foi criada para explorar essa abordagem metodológica nessas 30h, ampliando o repertório de práticas pedagógicas de educadores que reconhecem o grande impacto da aprendizagem maker na vida dos alunos tanto dentro como fora da escola.

.

20190212_114632

O objetivo aqui não é desenvolver habilidades maker específicas, mas sim oferecer uma experiência diferenciada de aprendizagem para educadores. Experiência essa desenvolvida pela equipe do Thomas Maker, que desenha trilhas de aprendizagem com essa abordagem pedagógica, desde 2015. Nossa equipe multidisciplinar é composta por professores, designers, artistas e fazedores versados no desenvolvimento e facilitação de experiências de aprendizagem centradas no fazer.

A Certificação Educador Maker possui a chancela da Embaixada Americana no Brasil.

PROPÓSITO

Os educadores selecionados para a Certificação Maker terão que participar do MakerED Lab, uma imersão híbrida (online e presencial) que irá habilitá-los a criar trilhas maker de aprendizagem, com propósito. Ao receberem a certificação esperamos que os educadores possam:

  • Discutir sobre o impacto positivo que a aprendizagem Maker tem no processo de ensino-aprendizagem com colegas educadores, gestores e pais de alunos;
  • Identificar oportunidades de adaptação do currículo para potencializar a aprendizagem dos alunos;
  • Planejar experiências de aprendizagem Maker multidisciplinares em colaboração com outros colegas educadores;
  • Desenvolver projetos colaborativos e multidisciplinares, podendo alinhá-los inclusive com as Competências Gerais da BNCC.

Entre outros benefícios, os selecionados irão/terão:

  • Acompanhamento para desenhar planos de aula maker, com abordagem ativa e criativa
  • Participar da rede de Makers da CTJ
  • Participar na Imersão Maker da CTJ – outubro/2019
  • Prioridade para Exposição de Projetos Autorais no Maker Day Brasil – setembro/2019

.

20190427_134153

QUEM PODE SE INSCREVER?

Os candidatos à Certificação de Educador Maker devem ser pessoas com experiência em educação e com um forte empenho em ajudar a transformar a educação Brasileira favorecendo uma aprendizagem ativa e criativa, quer seja no contexto formal ou informal. Os candidatos podem ser educadores de todo o Brasil que já desenvolvam em seus contextos projetos, programas, atividades ou aulas com viés inovador, buscando implementar em seu processo pedagógico metodologias ativas.

QUANTO TEMPO DURA?

A Certificação de Educador Maker terá a duração de aproximadamente 30 horas, e deve ser cumprida em sua totalidade. A carga horária da CEM será distribuída da seguinte forma:

  • MakerED Lab Connected (Ativação online e introdução à metodologia – aproximadamente 11h)
  • MakerED Lab (Imersão Presencial no CTJ Makerspace – 8h)
  • MakerED Lab Extended (Acompanhamento online do projeto final - aproximadamente 11h)

ONDE SERÁ O ENCONTRO PRESENCIAL?

O Encontro presencial acontecerá em Brasília-DF, no Makerspace da Casa Thomas Jefferson Asa Norte.

ATENÇÃO: Vale ressaltar que a participação no encontro presencial é indispensável para obter a certificação e todos os custos com deslocamento, hospedagem​ e diárias dos selecionados são pessoais e correrão por conta de cada candidato.

CRONOGRAMA

A Certificação de Educadores Maker acontecerá no segundo semestre de 2019, seguindo o seguinte cronograma*:

  • 15 a 21/JUL – inscrições para seleção
  • 20 a 28/JUL – banca de seleção
  • 29/JUL – resultado seleção
  • 15/AGO – liberação componente online
  • 05/OUT – imersão presencial
  • 04/NOV – submissão da trilha c/ evidências de aplicação
  • 11/NOV – entrega de feedbacks
  • 22/NOV – submissão da trilha revisada
  • 29/NOV – live/hangout de encerramento e início da entrega de certificados

INSCRIÇÃO

A inscrição na Certificação de Educadores Maker se dará em duas etapas:

1ª ETAPA – INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO (Gratuita) | 15 a 21/07

Os interessados deverão se inscrever respondendo às perguntas do formulário disponibilizado exclusivamente neste LINK. Não serão aceitas submissões feitas após o prazo e nem por outros meios.

A inscrição para a seleção ainda não garante a participação na Certificação.

2ª ETAPA – INSCRIÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO

A equipe do Thomas Maker selecionará um grupo de 40 educadores para participar dessa segunda jornada de certificação. Os candidatos selecionados devem confirmar sua inscrição efetuando o pagamento da taxa administrativa de R$380,00 (trezentos e oitenta reais), por meio do link que receberá no email de confirmação de sua seleção.

.

img_7400

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado da seleção será divulgado aqui na página da Certificação e também nas redes sociais do Thomas Maker no dia 29/07, até as 23h:

Os candidatos selecionados receberão também um email de confirmação do resultado da seleção e terão 48h (30 e 31/07) para efetuarem o pagamento da taxa administrativa (R$380,00 – trezentos e oitenta reais) exclusivamente por meio do link informado no email de confirmação do resultado. Não serão aceitos pagamentos feitos por outros meios.

No dia 15/08 todos os candidatos selecionados e que efetuaram o pagamento da taxa administrativa receberão link/convite para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da fase online (MakerED Lab Connected). É essa concessão de acesso que confirma em definitivo sua participação no programa da Certificação de Educador Maker.

SOBRE AS ETAPAS DA CERTIFICAÇÃO

MakerED Lab Connected é a primeira fase da nossa certificação (de 15/08 a 05/10), com carga horária de aproximadamente 11h. Nesta fase nos conectaremos online, em um ambiente virtual de aprendizagem, para alinharmos nossos conceitos sobre metodologias que envolvam o aprendizado baseado no fazer (maker-centered learning). Após a confirmação de seu pagamento, você receberá o link/convite de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Essa fase pode ser conduzida por você em seu próprio ritmo, mas deve ser concluída com sucesso (com todas as tarefas cumpridas) até o dia 04/10.

MakerED Lab é a segunda fase, e o coração da nossa certificação (05/10 - sábado). Neste dia passaremos 8h horas juntos, numa imersão presencial no CTJ Makerspace (em Brasília-DF), explorando por meio de dinâmicas e experiências a “aprendizagem centrada no fazer” (maker-centered learning), metodologia ativa de ensino-aprendizagem por meio da qual, por exemplo, as competências gerais propostas na nova BNCC podem ser amplamente desenvolvidas e potencializadas. O objetivo aqui não é desenvolver habilidades maker específicas (conhecimentos de circuito, solda, corte a laser, etc), mas sim oferecer uma experiência diferenciada de design instrucional para educadores, com base na metodologia de Harvard utilizada pela equipe do Thomas Maker.

MakerED Lab Extended é a última fase da nossa certificação. É quando o participante escolhe um projeto, programa, atividade ou aula em seu contexto, para aplicar o que aprendeu conosco. Para isso ele contará com o apoio online da equipe do Thomas Maker e dos outros educadores conectados no encontro presencial. A ideia é que todos compartilhem suas experiências, boas práticas e insights gerados com a experiência aplicada. A submissão da trilha de aprendizagem produzida nesta fase, é obrigatória para a concessão do Certificado de Educador Maker. As trilhas com maior adesão à metodologia trabalhada na CEM, segundo avaliação dos instrutores, serão disponibilizadas em plataformas abertas (Creative Commons) para inspirar outros educadores a fazerem a diferença na Educação Brasileira, por meio da implementação da aprendizagem criativa em seus contextos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Caso reste alguma dúvida, por favor, envie um e-mail para: makerspace@ctjonline.com.

Que saber como foi a última edição da CEM? Dê uma olhada nas fotos, ou veja o vídeo abaixo. Foi incrível!

"Foram 2 meses de profundo aprendizado, networking com pessoas incríveis, diversas atividades, criação de trilhas de aprendizagem e uma louca viagem ao DF. Poderei ajudar pessoas na construção de uma educação melhor através da Cultura Maker."

George Chaves | RJ

"Para mim foi uma experiência incrível me conectar a uma rede de professores apaixonados pelo que fazem e dispostos a transformar a educação".

Julyana Brasil | DF@msjuhbrasil

"Não saí dessa experiência apenas Certificada... saí transformada!"

Fabiany Aguiar | MG@biany_aguiar

"Tenho muito orgulho de fazer parte do grupo de 40 professores de todo o Brasil que fizeram parte dessa jornada engrandecedora que foi a Certificação de Educador Maker".

Marianna Brandão | DF@prof.maribrandao