Bibliotecarias do seculo 21

By 9 de dezembro de 2014American Spaces, Português, Projetos

Sexta passada Carla Arena, Fabricio Freire e eu falamos  para as bibliotecárias da casa Thomas Jefferson sobre três principais assuntos que dizem respeito a como transformar ao nossas bibliotecas em espaços dinâmicos de aprendizado. Começamos com a nossa diretora, Lucia santos, sobre a importância de ter novos espaços de aprendizado na nossa instituição. Em seguida, Aida Carvalho contextualizou as mudanças que bibliotecas sofreram através do tempo. Ela falou sobre o que é esperado de uma biblioteca moderna e nos mostrou um TED Talk muito interessante sobre este tema.

 

Eu comecei falando um pouco sobre o movimento do fazer e sem demora passamos para a parte pratica. Participantes aprenderam juntos a fazer um circuito de LED e iluminaram um cartão natalino. A experiência foi muito poderosa, pois todos vivenciaram como é importante trabalhar junto e vencer obstáculos em grupo. Na segunda parte da minha fala falei um pouco sobre a importância de oferecer espaços de aprendizado onde a comunidade pode participar da escolha de atividades. Falamos das diversas atividades oferecidas nos Makerspaces mundo afora. Para encerrar, fizemos uma sessão de ‘Design Thinking’ e todos pensaram em propostas de atividades para o próximo ano.

Carla Arena falou sobre agregadores de conteúdo e de como os espaços de aprendizado devem ser espaços que incentivam e surpreendem; Fabricio encerrou o dia com conceitos de design seguido de parte pratica onde as pessoas fizeram convites usando o aplicativo Phoster para melhoras a comunicação visual da biblioteca. Se você se interessa pelos tópicos e deseja aprender mais, siga o site e entre em contato conosco.

Leave a Reply